• (62) 4102-0994
  • contato@acadgeo.com.br

5 dicas para se inserir no mercado de geoprocessamento

Muitas pessoas ainda têm muitas dúvidas de como é a melhor maneira de se inserir e se destacar no mercado de trabalho na área de Geotecnologias. Bem, como de praxe, é preciso deixar claro que não existe nenhuma fórmula secreta para se destacar em qualquer profissão. Isso vai variar muito. Porém, algumas dicas podem ser essenciais e o que você vai fazer com elas é o que irá fazer a diferença na sua vida profissional. Com base em uma conversa com o pessoal do Geocast Brasil, listamos para vocês as 5 principais características elencada por esses profissionais de sucesso! Confira:

Formação Técnica e Humana

Importância de se ter, além da formação técnica, uma formação humana. É preciso investir em inteligência emocional e em uma leitura mais holística do mundo. Ter boas relações e criar um bom networking é uma excelente forma de se ter acesso a melhores oportunidades. Contudo, não force interações. As pessoas repugnam esse tipo de atitude. Leia muito sobre tudo e esteja preparado para contribuir no máximo de tipo de conversas e discussões possíveis.

Demonstrar domínio e segurança

Sempre se impor, de maneira profissional, sobre o trabalho. Se mostrar como autoridade no assunto e deixar o cliente seguro de que é possível ter um retorno muito maior a partir da aplicação de determinadas ferramentas, como de geoestatística ou processamento digital de imagens, por exemplo. Porém, fica o alerta, você realmente deve ter autoridade sobre o assunto. Caso contrário, vai acabar metendo os pés pelas mãos e isso pode acabar com sua reputação. A reputação é sua principal carta em uma negociação.

Olhe além da fronteira

Em algumas regiões do Brasil, como a região Norte ou interiores, existe uma carência de empresas de Geoprocessamento, ficando o mercado, nessas regiões, limitados aos órgãos públicos. Isso deve ser visto, por nós, profissionais de GIS, como uma oportunidade. Afinal, onde há escassez, pode haver demanda.

Fique de Olho em Novas oportunidades

Olhe para a Agricultura de Precisão! É um mercado que está borbulhando e precisando de profissionais da área de GIS. Principalmente, olhe o mercado pensando em novas soluções. A Agricultura de Precisão ainda engatinha no Brasil e há muito espaço para inovar e empreender. Procure pelo que estão fazendo em outros países e pense como pode aplicar isso por aqui.

Saia da casinha

O mercado precisa de profissionais cada vez mais preparados em áreas multidisciplinares. O Geógrafo precisa saber programação. O Biólogo precisa saber Geoprocessamento. Não invente desculpas, invista em você. A internet é cheia de cursos, muitos gratuitos, das mais variadas áreas. Se sua faculdade não oferece tal disciplina, vai pegar a disciplina em outra faculdade (Universidades Federais permitem isso) ou vai atrás daquilo em cursos complementares.

0 responses on "5 dicas para se inserir no mercado de geoprocessamento"

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − 1 =

Geociências

Geociências é um termo abrangente aplicado às ciências relacionadas com o estudo do planeta Terra. Existem abordagens reducionistas e holísticas relativamente às ciências da Terra. Nós da AcadGEO somos instrumentados tecnologica e teoricamente dentro desse campo científico.

Meio Ambiente

O meio ambiente é o conjunto das substâncias que ocorre determinada ação. Envolve todas as coisas vivas e não vivas que existem na Terra. Acreditamos na economia e meio ambiente relacionados de forma sustentável, visando sempre o melhor para o planeta e para a humanidade.

Urbanismo

Somos especialistas no saber e na técnica da organização e da racionalização das aglomerações humanas, que nos permitem criar condições adequadas de habitação às populações das cidades vizando sempre a simbiose harmônica entre o urbano e o meio ambiente

Fale conosco

62 4102-0994

Rua 242. Número 214. Setor Leste Universitário. Cep: 74.603-190. Goiânia - GO

top
© AcadGEO 2020 - Todos os direitos reservados.
X