• (62) 4102-0994
  • contato@acadgeo.com.br

Como Ter Boas Ideias e Se Destacar no Mercado

Pensar fora da caixa, pensamento disruptivo? Palavras bonitas para camuflar uma verdade: É preciso muito esforço!

Existe uma máxima no mundo dos negócios em que se diz “uma ideia não tem dono”. A ideia por si só, é só um elemento etéreo, que está vagando por aí, como onda eletromagnéticas e que esperando alguém para transformar aquilo em luz visível.

Quando a ideia é posta em prática, principalmente em se tratando de mercado, se ela é boa, ela será copiada, seja de forma escrachada, seja de maneira transvertida para parecer outra coisa. Ou mesmo agregada a um processo corrente a fim de melhorá-lo. Mas, como você reage quando percebe que a ideia que você teve está sendo usada por alguém?

Falamos sobre como ter boas ideias e originalidade nesse episódio do TecnoloGEO

O comediante e escritor, Patrick Maia, diz que se nunca te copiaram uma piada, é porque você conta piadas ruins. E, aqui, eu tomo a liberdade poética de roubar e transvestir a frase do Patrick e dizer que se nunca te copiaram ideia, é porque você não tem tido ideias inovadoras o suficientes. Mas, calma, ninguém é obrigado a reinventar a roda para se dar bem no mundo dos negócios. Existem várias pessoas que se dão muito bem com o trivial, pegando um pouquinho aqui de um, um pouquinho aqui de outro, e gerando seu próprio produto.

Existem vários refrigerantes de Cola. Todos eles são cópias, ou tentativas de serem, da Coca-Cola. Durante muito tempo, principalmente no final dos anos 80, a Pepsi era o refrigerante mais consumido dos EUA. Essa é uma boa história, aliás. A Pepsi tinha um marketing muito bom e um gosto diferenciado, uma variação do refrigerante de cola original. Associado a isso, a Coca-Cola começou a errar muito, principalmente com o lançamento da New Coke, que era uma tentativa de reinventar seu sabor para vencer a guerra com a Pepsi.

Não deu muito certo e, só depois, com a volta da Classic Coke, a Coca-Cola conseguiu voltar a ser competitiva. Qual foi o erro da Coca-Cola aqui? Muito simples! Eles esqueceram que já tinham uma base de consumidores e, com a New Coke, eles desagradaram os consumidores antigos e não conquistaram nada. Foi um tiro no pé que pegou de raspão.

Até a Coca-Cola errou! Não se pode ignorar que o papel aceita tudo e que uma ideia que as vezes parece boa, na verdade pode ser uma grande furada. No caso da Coca-Cola, eles ignoraram coisas simples como o fato de não terem pensado em sua base de consumidores já consolidadas. Esses erros, muitas vezes, acontecem porque a pessoa se apaixona pela ideia. Não se pode apaixonar pela ideia. Antes de colocá-la pra jogo, ou seja, lançá-la no mercado, é preciso pensar em todos os cenários possíveis em que ela não daria certo e, ao encontrar falhas, ir lapidando. Abandonar, só em caso de perceber que realmente era um delírio passageiro.

Porém, pra finalizar esse assunto, vamos ao exemplo do inventor da lâmpada, Thomas Edison. Diz-se que ele dizia que não falhou mil vezes ao tentar chegar ao modelo ideal de a lâmpada funcionar, mas que descobriu mil formas em que ela não funcionava. Edison chegou a registrar um total de 1.033 patentes até chegar ao primeiro modelo ideial. “Um gênio se faz com um por cento de inspiração e noventa e nove de esforço”.

Ter boas ideias não é uma escolha. Você simplesmente não acorda um dia e diz para si: “Hummm acho que vou ter uma grande ideia hoje!”. Tudo isso é uma construção que mescla leitura, de obras literárias, estudos de caso e do mundo, experiência, coragem e sorte. Claro que o fator sorte é a variável mais inconstante, mas se você investir nas outras variáveis dessa equação, sua capacidade de atrair boas ideias irá, fatalmente, se potencializar. Seu cérebro trabalha por assimilação e comparação. Sabendo disso, quanto mais você exercita e treina sua forma de pensar o mercado, alimentando com estudos, observações e testes, mais você vai lapidando sua forma de pensar algo e de, assim, conseguir criar melhores produtos.

Geociências

Geociências é um termo abrangente aplicado às ciências relacionadas com o estudo do planeta Terra. Existem abordagens reducionistas e holísticas relativamente às ciências da Terra. Nós da AcadGEO somos instrumentados tecnologica e teoricamente dentro desse campo científico.

Meio Ambiente

O meio ambiente é o conjunto das substâncias que ocorre determinada ação. Envolve todas as coisas vivas e não vivas que existem na Terra. Acreditamos na economia e meio ambiente relacionados de forma sustentável, visando sempre o melhor para o planeta e para a humanidade.

Urbanismo

Somos especialistas no saber e na técnica da organização e da racionalização das aglomerações humanas, que nos permitem criar condições adequadas de habitação às populações das cidades vizando sempre a simbiose harmônica entre o urbano e o meio ambiente

Fale conosco

62 4102-0994

Rua 242. Número 214. Setor Leste Universitário. Cep: 74.603-190. Goiânia - GO

top
© AcadGEO 2020 - Todos os direitos reservados.
X